Provavelmente você já se viu em seu consultório, diante de um paciente exigindo o retorno de sua consulta.
E como argumento para isso, certamente ele diria que é o padrão do mercado desde que esteja dentro do período de 30 dias.
Mas será que a realização do atendimento em caráter de retorno, é obrigatório?
O médico no comando
Sabemos que consulta médica compreende vários atos médicos, tais como: anamnese, exame físico, hipóteses ou conclusões diagnósticas, exames complementares e prescrição terapêutica, e que, podem ser concluídos em um único momento ou não.
Diante disso, cabe ao médico determinar se a consulta de retorno se faz necessária.
Ruído na comunicação
Se você em apenas uma consulta, praticou o ato médico completo, com o diagnóstico e prescrição terapêutica, não é necessário uma consulta de retorno.
Mas, o que pode ocorrer, devido a falta de clareza por parte do paciente, é ele acreditar que tem direito a uma consulta de retorno, já que para ele esta prática seria o padrão.
Diante desta situação, cabe se certificar que o paciente compreendeu que não há necessidade da consulta de retorno. Assim evitando ruído na comunicação.
Situação válida
Uma situação diferente, é quando o ato médico não pode ser concluído e se faz necessário outros procedimentos.
Se houver necessidade de exames complementares para confirmação diagnóstica e posterior prescrição, se está diante de uma consulta de retorno.
A finalidade neste contexto, passa a ser de continuidade do ato anterior. O que dificulta a definição, inclusive, de um prazo fixo para essa consulta.
Comunicação é a chave
Se por um lado, os médicos podem acreditar que este tipo de informação já está clara o suficiente.
Por outro lado, alguns pacientes continuam acreditando que têm direito a consultas de retorno independente da situação.
Seja por má interpretação ou por falta de conhecimento, esclarecer ao paciente sobre o “próximo passo”, pode evitar problemas de relacionamento.
Através de uma comunicação clara e objetiva, se for o caso, é possível mostrar ao paciente que o atendimento foi concluído em um único momento.
Cenário ideal
Para toda situação que envolve um problema, existe um ponto de equilíbrio que atende às partes envolvidas, e com isso, evitando maiores problemas.
Então, qual seria o cenário ideal?
A solução nesta situação é ter um contrato de prestação de serviços com o seu paciente.
Este documento, se elaborado especificamente para sua realidade, pode prever expressamente o tempo e condições de retorno, além da definição clara do conceito de consulta de retorno, evitando assim, qualquer problema futuro.
Evitando problemas
Se você já vivenciou uma situação semelhante e ainda tem dúvidas de como evitar esse tipo de problema, você precisa se preparar.
Com um documento feito com o apoio de um profissional, exclusivamente para a sua necessidade, você ficará mais tranquilo e seguro.
Caso precise de ajuda com este tipo de solução, entre em contato com nossa equipe.